terça-feira, 17 de agosto de 2010

Irresistível vampira sueca

Sempre fui fã de filmes de suspense e acho que as grandes obras do gênero tendem a economizar em cenas de monstros e assombrações. Causam impacto muito maior quando deixam os acontecimentos sombrios para o imaginário do espectador (como Stanley Kubrick fez com maestria em O Iluminado, por exemplo).

O sueco Deixe ela entrar é um filme inteligente e perturbador. Foge do padrão das tramas vampirescas. Não temos aqui a figura estereotipada do vampiro como macho alfa. Aquele que derrete o coração das suas vítimas inocentes e as carrega para o mundo da escuridão. Não há conotação sexual nem dilemas sobre o abandono da condição humana. Nada disso. Há um menino branquelo fragilizado de um lado e do outro a sua heroína, menina que também sofre com a solidão e com o fato de estar permanentemente presa no corpo de uma pessoa de 12 anos de idade.

A história se passa num cenário lúgubre de Estocolmo e mostra a vida de Oskar, menino infeliz, constantemente subjugado pelos seus colegas, ansioso pelo momento de retribuir as agressões que sofreu. Muito tímido, ele é abordado um dia pela menina recém chegada à vizinhança, que acaba se tornando sua única amiga.

A vizinha, Eli, é uma vampira diferente: paupérrima, em fuga constante e que não sente nenhum prazer no ato de morder os outros. Sobrevive graças à ajuda de um senhor que se passa por seu pai (ele é quem sai, degola as vítimas e traz o lanche pra casa). Detalhe que o guardião não é vampiro e bebe leite.

O filme definitivamente não é de terror. Mas assusta em cenas que escondem os fatos do espectador.  Por exemplo: num dia o senhor que cuida da vampira sai para buscar sangue e se atrapalha, esquecendo o jantar no parque. Ele toma um pito da menina, mas a câmera não focaliza a vampira e podemos ouvi-la xingando com uma voz gutural. Cena bastante sinistra.

No mais, Deixe ela entrar é uma história de amor incomum. Filmaço que termina de forma inesperada e que faz a gente lembrar dele muito tempo depois.

9 comentários:

  1. Já estava com vontade de ver, depois dessa descrição fiquei com mais vontade ainda

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme, e apesar de não ser de nenhuma produtora de grande fama, o filme é muito bom sim.

    ResponderExcluir
  3. Foi um dos melhores (senão o melhor) filme que vi em 2010!

    ResponderExcluir
  4. Quem ler o livro vai ter uma surpresa que não aparece no filme, já que o livro fala quem ela realmente é. dende ela é e como se tornou vampira.

    ResponderExcluir
  5. Isso sim é filme de vampiro, minha gente! Recomendo fortemente!

    ResponderExcluir
  6. É o melhor flme desse gênero,
    de uma simplicidade que envolve o espectador na história e faz vc querer ver até o fim.
    A amizade de Eli e Oskar é linda.
    Amo esse filme.
    Estudios americanos querem refilmar o filme ( ou já refilmaram) mas n conseguirá a magnitude da simplicidade da original sueco.
    E a atriz que faz a Eli é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Ei Vampira Dea! Como disse a Fabiana, recomendo fortemente. Um abraço.

    Fernando, boa dica do livro. Você sabe como posso conseguir a obra? Abraço.

    PESSOAL, OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS E FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  8. Assisti a esse fiome há um tempo atrás, muito bom, tem uma pitada boa de suspense, a gente pensa q sempre a menina vai morder o garotinho, q parece tb uma menina...mas ótimo filme, parece q estão lançando uma adaptação americana, se ficar tão boa que nem o original, vale a pena rever o filme.

    ResponderExcluir
  9. Oi anônimo! A adaptação americana foi lançada em outubro deste ano, com o nome de LET ME IN. Parece que sai em DVD em fevereiro de 2011. Vou conferir. Um abraço.

    ResponderExcluir