segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Batendo perna em Singapura

Quem puder imaginar uma belíssima cidade jardim, onde não há sujeira, a criminalidade é quase inexistente e as pessoas respeitam regras de trânsito com mais rigor do que os alemães, vai enxergar Singapura, a ilha de prosperidade do sudeste asiático. A República de Singapura, uma cidade-estado, é, na verdade, um conjunto de 63 ilhas antigamente dominadas pelos ingleses.
Estou certo de que deveria ter pesquisado sobre isso antes de chegar por essas bandas e sair afirmando com falsa propriedade que Singapura é parte da Malásia. O taxista que me levava para o aeroporto engoliu em seco e explicou carrancudo que o país dele faz fronteira com a Malásia, mas com ela não se confunde (entendeu, criatura?).
Hoje, a cidade é ambiente cosmopolita para chineses, malaios, indianos, singapurianos e gente do mundo todo. Na sua maioria, interessada em fazer dinheiro. Montes de dinheiro.
Quando passei por lá no ano passado, a caminho de Dili, sofri por conta do calor úmido sufocante e dos preços salgados (é a terceira cidade mais cara da Ásia). Hoje vejo que fiz mau juízo de Singapura. Eles não entendem nada de cozinha (vendem para todo lado uns espetinhos de pato recomendado para aniquilar floras intestinais), fazem a cerveja Tiger (uma espécie de Yakult às avessas, já mencionada aqui no blog), mas em matéria de diversão, são imbatíveis. Parques, museus, teatros, cassinos, piscinas suspensas, prédios lindíssimos e, para os menos avarentos, passeios de Ferrari e Lamborghini disponíveis pela 'bagatela' de 300 dólares (20 minutos). Vale conferir.





7 comentários:

  1. Por coincidência, recebi um e-mail mostrando o hotel da 2ª foto desde a sua construção. Parece até uma cidade do futuro, só faltam os carros voando...

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Cirilo, esta cidade eu tinha vontade de conhecer. E como minha filhinha está linda... Faltam só 60 dias p/ a gente se encontrar. A saudade é muita.Beijos Licinha

    ResponderExcluir
  3. Gente, essa é a cidade dos Jetsons do mundo real. Um espetáculo! Beijo grande procês!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida = a cidade dos Jetsons
    Beijos, beijos e beijos
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Cirilo
    Me diz qual espaçonave vocês pegaram e chegaram até este paraíso futurista???
    Beijos,
    Bia
    www.biavigemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Alice e Cirilo,
    que beleza de lugar!Futurista mesmo,lembra "Blade Runner" ou quase...
    É sempre bom ter notícias de vocês e saber que estão aproveitando muito.
    Beijos de todos e até breve.
    Glorinha

    ResponderExcluir
  7. Glorinha e Bia, eu tinha certo preconceito com Singapura. Injusto, é verdade. Quem conhece a cidade fica mesmo embasbacado com a beleza e a organização. A comida deixa mesmo a desejar. Um beijo procês.

    ResponderExcluir