sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Festa no Tribunal de Dili

No final do ano passado nos reunimos para um regabofe no Tribunal Distrital de Dili. Foi a festa de comemoração de natal e dela participaram juízes, defensores, procuradores e os funcionários do Judiciário. O encontro serviu também como despedida para os juízes timorenses que foram para Portugal receber treinamento jurídico e, principalmente, em língua portuguesa.
Temos aqui, como idiomas oficiais, o português e o tétum (o inglês e o bahasa indonésio são idiomas de trabalho). Para os funcionários do setor da justiça, principalmente os juízes, existe uma nítida imposição para que eles adquiram fluência oral e escrita da língua portuguesa. Contudo, há que se entender a complexidade do problema linguístico: todos os juízes que conheci formaram-se na Indonésia (e assim como os procuradores e defensores, dominam fluentemente o bahasa e o direito daquele país). Falam em casa com a família o dialeto referente à sua região de origem em Timor-Leste (tocodede, mambae, etc etc - existem mais de trinta dialetos no país) e comunicam-se socialmente através do tétum.
Em resumo: esse pessoal fala, em média, três idiomas completamente diferentes, ALÉM DO PORTUGUÊS. Alguns ainda conhecem o inglês. Entendo a necessidade de reforçar o estudo da língua portuguesa. Mas nunca fiz qualquer imposição junto aos defensores estagiários para uso desta ou daquela língua oficial. Já percebi a exclusão que um idioma pode causar e prefiro não ser mais realista do que o rei.





8 comentários:

  1. Vcs estão lindos!!!!!Palavra de mãe e sogra coruja.Bjos e aproveitem a viagem.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de todas as fotos, mas sou supeitíssima para comentar....rs...O cara da última foto me faz lembrar alguém.....

    ResponderExcluir
  3. Lili ta liiiinda maravilinda!

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Chorei de rir do comentário do Marcos!!!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha...pô bicho, nessa vc pegou pesado! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk... E não é que parece com o Max Fivelinha mesmo???? kkkkkkkkkkk.....

    Ci, vcs estão ótimos. Já estou em contagem regressiva. Morrendo de saudade.

    E pode se preparar para o curso de Dindinho na Igreja Nossa Senhora do Carmo, viu? Já estamos nos preparando para o batizado da Luiza. Bjos, Míriam

    ResponderExcluir