sábado, 28 de agosto de 2010

Bali - Parte 3

Quem acha que os vendedores baianos são insistentes, ainda não conheceu os indonésios. Conforme eu já havia sido advertido, os turistas em Bali são constantemente pressionados pelos vendedores para comprar chapéu, camiseta, apoiador de cabeça (??), passeios no vulcão, aulas de surfe, transportes de carro ou moto e massagem. Dependendo da nossa oferta, vendem o dente da mãe.

Logo que cheguei hoje na praia uma senhora massagista agarrou meu braço e começou a me apertar dizendo, "massage!", "massage!", ao mesmo tempo que outro sujeito insistia para que nós alugássemos umas cadeiras de praia pela "bagatela" de 15 dólares, ou 150.000 mil rupias. Mas eles não conseguiram minar minha paciência. Estou me preparando para Bangcoc.

Fui comprar umas camisetas da Bintang (oferecidas a cada 15 metros) e me pediram 10 dólares por cada uma. Seguindo o conselho do amigo Rodrigo Esteves, ofereci rapidamente 10 dólares por TRÊS CAMISETAS. Não consegui. Levei duas e o vendedor fez uma mandinga rápida, dando um peteleco no meu braço (ouvi que a circulação de dinheiro no comércio tem uma forte conotação espiritual para os indonésios. A venda foi concluída com a entrega do dinheiro e um toque rápido no meu corpo - ainda bem que foi no meu braço).







4 comentários:

  1. A 25 de março deve causar essa mesma impressão nos estrangeiros.
    Gostei da Dokter Gigi, com esse nome deve ser excelente dentista.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fala Cirilo,

    Tb virei seu seguidor no blog, to adorando suas estórias.

    Abraço

    Gustinho

    ResponderExcluir
  3. Sua tia Marilena adoraria pechinchar em Bali....rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  4. "... um toque rápido no meu corpo - ainda bem que foi no meu braço)."Hehehehe.Não precisa ficar triste...Pelo que você escreveu,é só oferecer alguns dólares a mais que vão tocar em outras partes!!!!!Rsrsrs..Legal demais!!!

    ResponderExcluir