terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dave Abbruzzese, o eterno baterista do Pearl Jam

Quem acompanhou a carreira do Pearl Jam desde os anos 90, reparou que os caras, além de perderem aquela veia pancada que trouxeram do primeiro álbum TEN, trocaram várias vezes de baterista.

O primeiro a gravar, apesar de ser um bom batera, durou muito pouco. Depois, o Abbruzzese entrou e fez fama com sua pegada e estilo inigualáveis. Participou da turnê do TEN e gravou o VERSUS, cd bacana que tem uns hits mais pesados, como rearview mirror.

A saída desse baterista ainda é meio misteriosa, mas dizem que aconteceu porque os caras da banda queriam manter uma postura meio bicho do mato introspectiva, o que desagradou o baterista, que queria mesmo é aparecer na MTV e comer mulher.




O fato é que o PJ demitiu o batera e nunca mais foi a mesma banda. Depois se enveredou pra uma pegada meio folk, meio country, sem a antiga pancadaria bacana que movimentava multidões. Uma pena, porque Dave Abbruzzese é sinônimo de técnica, pancada e qualidade sonora. E prova o contrário para quem acha que grunge é só Nirvana e não presta pra nada.


19 comentários:

  1. e realmente e claro dave e alma do pear jam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o Mat e o melhor batera q o PJ ja teve incorporou o estilo de musica q Eddie Vedder queria e o melhor cara Even fLOW ficou mui mais rápida com a nova versao de Mat

      Excluir
    2. Acho a even flow sofrível com o matt apesar de venerá lo no soundgarden o Dave roubava a cena e isso incomodava o Eddie.

      Excluir
    3. O Dave era a cara do Pearl Jam, tocava pra caralho, o peal jam perdeu seu brilho com sua saida,,

      Excluir
  2. pearl jam veio no brasil; mais dave voçe fes falta...rodrigo

    ResponderExcluir
  3. fui no show do pearl jam na vila capanema em curtiba pr estava legal. mais faltou algo show é dave. estava vendo no you tube show pearl jam 93 em las vegas dave foi estiloso. pearl jam caiu muito com saida do dave. quando fiquei sabendo saida dele fiquei bobo ? ? elento

    ResponderExcluir
  4. Putz.. Dave vc faz falta ao PJ...
    Músicos como vc.. as bandas deveriam conservar pra sempre... em fim PJ veio ao Brasil.. mas ficou faltando a essência da banda.. que era vc...
    PJ nunca mas foi o msm com a sua saída..
    parabéns ao dia do Músico...

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente em tudo

    ResponderExcluir
  6. Na boa, eu gosto do Matt Cammeron... no Soundgarden. Dave, seu lugar é aí !!!

    ResponderExcluir
  7. Bem galera, sinceramente acho que vcs estão equivocados, os tempos mudam, nenhuma banda que se preze conseguiu manter o mesmo estilo desde de o início até o fim ou tempo de existência. Rolling Stones, The Who, AC/DC e várias outras, assim como essas o Pearl Jam se reinventou para continuar fazendo sucesso durante todos esses anos e cada vez com um som melhor do que antes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde de quando AC DC faz algo diferente?
      O ACDC é uma das maiores bandas de todos os tempos, mas o seu estilo continua o mesmo camarada, acho que neste caso você está equivocado!!!

      Excluir
  8. Concordo com vc araujo a milhares de bateras melhores que o dave e na epoca foi uma conclusao do grupo para melhorar nenhuma banda que conheço ate hoje de rock ou pop rock faz sucesso fazendo sempre a mesma coisa e no caso do pearl jam tem muito credito nesse aspecto hoje e uma banda que vc pode espera sempre um excelente som.. respeito a opiniao de todos um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vinici....só me responda por que dave saiu do pearl....

      Excluir
    2. Não foi dada nenhuma explicação oficial a respeito, então, ninguém sabe.

      Excluir
  9. A banda estava preocupada com o desgaste da imagem e com a popularidade alcançada e não queriam mais aparecer na midia e dar entrevistas, mas o dave continuou contra a opinião do restante da banda e stone/ament responsáveis pela banda decidiram demiti-lo, minha opinião é que dave foi um grande baterista no PJ e eu gostaria que o tivessem mantido, não imaginavamos o PJ sem DA, mas Cameron é um dos maiores bateristas de todos os tempos e na minha opinião ambos são fodásticos dentro do PJ - Sem contar que Matt Chamberlain que tocou em parte na turne de Ten só não ficou porque foi tocar na banda da Saturday Night Live e foi ele quem indicou Ambruzzese - resumindo de bateristas o PJ não pode reclamar...

    ResponderExcluir
  10. O que esse cara tocou no umplugged.. Incomparavel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente,o cara foi o marco da banda no MTV Umpluged, realmente imcomparavel!!

      Excluir
  11. Pra mim Dave abbruzzese muito melhor até hoje o melhor baterista do Pearl jam.matt Cameron e muito rim matou a banda ele ruim mesmo

    ResponderExcluir