terça-feira, 24 de agosto de 2010

Holanda, um lugar estranho com gente esquisita



Estive duas vezes na Holanda e afirmo: quem pensa que o país é a terra do baseado solto nas ruas e das mulheres estonteantes, loucas para fazer sacanagem no banco da praça, está enganado. Quer dizer, pessoas bonitas de fato existem por lá. Mas definitivamente a Holanda não é a terra do oba oba.

Certas drogas são liberadas, mas devem ser consumidas em locais específicos, que não vendem bebida alcoólica. O país é pródigo em cervejas deliciosas, mas você acha que dá pra sair bebendo uma Amstel na rua como se estivesse em Salvador? Sem chance. Eu, mineiro desavisado (acostumado com comida de boteco), tomava uma gelada às 11 da manhã na praça quando fui abordado por um transeunte, que disse calmamente: ou o senhor joga fora sua cerveja ou chamarei a polícia. Eu falei: putz!

Outra vez, entrei num pub com minha esposa e sentamos. A dona do bar, uma loira mal humorada apareceu e disse: o que vocês querem? Queremos tomar cerveja, tia. Ela respondeu de pronto: quantas cervejas vocês vão tomar? Para um Belorizontino, perguntar isso pro cliente é uma verdadeira heresia.

Na casa do Rembrandt, a Alice voltou numa sala pela qual já tinha passado e foi duramente advertida por um senhor, que deu uma aula sobre os malefícios de andar na contramão.

Esses episódios provam como os holandeses são rígidos e grossos. Um povinho chato pra caramba que vende a idéia de ser descolado.

Quanto às prostitutas, vejam o seguinte: elas ficam numas vitrines no red light district (ou zona da luz vermelha), putas da vida (um pleonasmo?), morrendo de tédio. A grande maioria é feia pra encardir e se diverte tirando onda da cara dos estrangeiros (parados em frente às vitrines, tentando tirar foto).

É incrível como o povo é rude. Na McDonad's chegam para servir e dizem: "O quê que você quer?". Sem bom dia, boa noite ou gentileza parecida.

Para arrematar, os prédio são charmosos tortos, como é possível verificar na foto que anexei. Segundo uma teoria bastante plausível de um amigo meu, os pedreiros estavam quebrando um fino enquanto assentavam os tijolos.

Diante disso tudo, vale a pena visitar a Holanda? Sem dúvida. Mas depois de poucos dias de estadia, o país e seu povo tornam-se absolutamente insuportáveis.

Um comentário: