quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Herança indonésia

Não sou simpático à Indonésia. Tudo bem que não existe "culpa da nação", mas sim de uns poucos militares vagabundos. E os fatos históricos relacionados à invasão de Timor Leste são muito mais complexos do que aparentam ser, envolvendo inclusive países com pinta de bonzinhos.

Acontece que eu, tentando superar esse sentimento negativo direcionado ao país vizinho, tão logo pus meus pés em seu território, tive minha máquina fotográfica confiscada e minhas fotos deletadas (fato outrora esmiuçado neste blog). Apenas porque fotografei um cartaz de aviso de pena de morte aos traficantes. Será que eles têm vergonha da própria legislação? Deviam mesmo ter, porque ela reflete o espírito anti-democrático que impera. Mas, sendo assim, por quê tornam as ameaças tão escancaradas, justo num grande destino turístico?

 É preciso lembrar que no mesmo dia em que desembarquei em Bali, um amigo venezuelano (sujeito funcionário da União Européia altamente qualificado) dirigiu-se, com esposa e filhos pequenos, ao guichê da imigração e mostrou seu passaporte italiano. O funcionário indonésio, ao verificar que as páginas do passaporte estavam quase todas carimbadas, levantou a seguinte questão: "por acaso o sr. chegou aqui com seu passaporte lotado de carimbos porque possui pendências e a Itália não quis renovar o documento?" (só uma mentezinha débil mental e policialesca para tirar semelhante conclusão). Diante disso, mandou o amigo para uma SALINHA e começaram as intimidações. A situação só foi resolvida com a apresentação da cópia de um email da embaixada italiana, informando sobre a remessa de novo passaporte, determinação que não havia sido cumprida até aquela data. Esse tipo de coisa tira o ânimo de qualquer um.

O melhor que aconteceu com Timor Leste nos últimos anos foi a saída indonésia. No geral, a herança foi de estragos e imenso retrocesso na formação humana.

Um comentário:

  1. ...e o maluco do Cilinho, apesar de ter as fotos deletadas pela polícia indonésia, fotografou novamente o tal cartaz de aviso de pena de morte aos traficantes....Muito doido mesmo!!!!

    ResponderExcluir