sábado, 13 de novembro de 2010

Ilha de Flores e vulcão Kelimutu

Saímos de Kupang no dia 30 de outubro e rumamos para a Ilha de Flores num fokker 100 da Merpati (um daqueles jatinhos banidos da aviação aérea brasileira por aresentar defeitos mecânicos incorrigíveis). O vôo curto, de 45 minutos, foi feito no último assento, ao lado da turbina, porque com essas empresas de baixo custo da Ásia é assim: faz check in por último, o azar é seu. Vai na última poltrona, pegando o boi por não viajar em pé. E para tornar nossa viagem ainda mais agradável, o amigo Vinícius ainda dividiu conosco uma generosa porção de carne seca adocicada (tão seca que parece biscoito), iguaria vendida em Timor Leste.
Flores é maravilhosa. Conhecê-la valeu todas as horas passadas na mikrolet, banho de caneca e tudo mais já relatado à exaustão neste blog. Povo bacana, montanhas, vulcões, densa vegetacão, plantações de arroz em nível e praias paradisíacas (a grande maioria da população, fisicamente idêntica à população de Timor Leste, professa a religião católica, por influência dos colonizadores portugueses, que cederam a ilha para os holandeses no século 19). E um grande alento: não vi militares nas ruas.
Interessante que a lindíssima ilha, um lugar bem menos procurado (e conhecido) que a vizinha Bali, acaba sendo apenas um ponto de passagem para as pessoas que querem chegar até a ilha de Komodo, habitat do famoso dragão babento de boca suja.
No dia seguinte, às 5 da manhã, saímos do hotel para conhecer a maior atração de Flores: o vulcão Kelimutu, com seus lagos coloridos que mudam de cor conforme a época do ano. Cruzamos 120 kilômetros em direção ao distrito de Ende, no centro da ilha e chegamos cedo demais. Na entrada do Parque Nacional Kelimutu pegamos chuva e neblina e passamos um frio danado. Por livre e espontânea pressão compramos uma roupa local, com preço devidamente reajustado para estrangeiros, parecida com um vestido (um tubinho recomendado para uso em festas a fantasia). 
Lá pelas 10 da manhã, o céu abriu a pudemos ver todos os lagos coloridos. Esse lugar deveria constar naqueles guias de viagens que indicam os 1001 lugares que as pessoas devem ver antes de morrer. As crateras são fundas e bem amplas e os lagos no interior, coloridos provavelmente pelo enxofre, são verdes, com listras amarelas (um terceiro lago é preto). Ao redor, precipícios e mata fechada. O conjunto oferece uma paisagem surreal, dando a impressão de que estamos em outro planeta. Pena que Flores é tão longe do Brasil.











12 comentários:

  1. Realmente,lugar maravilhoso!!!Você tem toda a razão, é uma paisagem completamente diferente de qualquer outra que já tenha visto.Quanto à roupa comprada no pé do vulcão, se não foi deixada pra trás, guarde-a para mim(lembre-se da pantufa chilena...).Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar a presença da pintura do saudoso e genial Fernando Fiuza.BH fica ainda mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Fotos lindas, devidamente copiadas, como de costume...rs. Fico viajando nas imagens! Como seria bom se a gente pudesse ser transportada pelo espaço, sem precisar entrar em um Fokker 100, não importa a que companhia aérea ele pertença.Bobagem! O importante é a aventura e as lembranças que dela guardamos. Bjs de uma medrosa

    ResponderExcluir
  4. Oi Cirilo
    Já disse e repito, você deveria escrever um livro quando voltar ao Brasil! Quem sabe um sobre dicas de lugares inusitados fora dos padrões turísticos da Indonésia? Certamente se não fosse tão distantes das terras tupiniquins...certamente eu já estaria aí, he he !!!
    Beijos no casal mais viajado que conheço!
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mãe, o Fernando estará sempre presente aqui no blog. Beijo.

    Tinina, aqui vale a pena viajar até a pé. Se vamos bem acompanhados, não há problema. Bjo.

    Bia, penso que um livro teria distribuição restrita aos amigos, que ainda diriam: como vou parar nesse fim de mundo? Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Que lugar maravilhoso, heim? As fotos são dignas de cartão postal. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Bila, chegamos lá em cima e ficamos parados, meio sem acreditar naquela paisagem. Lugar bacana demais. Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Tuquito, se vc quiser eu levo um sagui desses procê. Ou um dragaozinho de Komodo... Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Vocês são privilegiados por ver tanta beleza de tão perto. Adorei as fotos, aproveitei para matar a saudade. Beijos Licinha

    ResponderExcluir
  10. Minha sogra, aquilo lá é de uma beleza indescritível. Como eu disse, é uma pena ser tão longe do Brasil. Beijo pra você e pro Zé!

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice e Cirilo,

    Adoramos ver vocês no vulcão, estão bonitos e felizes. Estamos aqui na casa da Alicinha e aproveitamos para deixar um beijo e desejar tudo de bom para vocês, sempre torcendo pelo sucesso do simpático casal, beijos, Renato e Magui

    ResponderExcluir