sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Stanley Kubrick e a obra prima do medo

Baseado na obra homônima de Stephen King, O Iluminado (The shining), dirigido por Stanley Kubrick em 1980, é um daqueles filmes difíceis de esquecer. Simplesmente porque se trata, provavelmente, do longa metragem mais assustador de todos os tempos. Caso raro em que a obra cinematográfica supera a literária em diversão e qualidade. Lembro que o livro, publicado no ano de 1977, está longe de ser classificado como literatura de primeira linha (aliás tenho cá minhas dúvidas se existe livro do Stephen King digno de ser levado a sério). Mérito, portanto, do diretor genial e perfeccionista.
Jack Nicholson, o protagonista, atua no papel de um escritor atormentado que vai morar num hotel com sua esposa e filho, em completo isolamento. Aos poucos, a família se deteriora e o pai revela-se um doido varrido, envolvido em  episódios sobrenaturais que, tal como são exibidos, levam o próprio expectador a indagar se tudo não passa de delírio dos personagens. Seu filho, um menino solitário com habilidade paranormal (vivido pelo precoce ator Danny Lloyd - hoje um recluso professor de biologia), é pra lá de esquisito (conversa com o seu dedo boa parte do filme) e tem contatos frequentes com almas penadas.
A trama se desenvolve lentamente (motivo de críticas negativas na época do lançamento), mas  Kubrick cria um ambiente surreal cuja tensão aumenta até ficar quase insuportável. Isso sem mostrar muito para o expectador. E o mérito dos bons filmes de terror é justamente esse: deixar o pior para a imaginação do público.
Assisti O iluminado quando tinha uns 8 ou 9 anos de idade. Até hoje penso na cena das meninas no corredor do hotel (ver o vídeo abaixo) e na mulher da banheira, nua dentro do proibido quarto 237. Sinistro demais!

17 comentários:

  1. Foi o único filme que eu não dei conta de assistir até o fim por meeeeeedo demais.Nem a presença do meu ator preferido me segurou no sofá.Bjos.

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que vi O iluminado, passada a cena da banheira, desliguei logo a televisão e corri pra portaria. O medo foi demais! Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não dei conta de ver. Junto ao medo, fiquei com depressão ao ver o pai tentando matar a família. Eu heim? Bjos,

    ResponderExcluir
  4. O filme realmente deu um medo,pena que cortou muitas partes importantes do filme,que na minha opiniao deveria ter sido por 3 horas.

    ResponderExcluir
  5. Oi anônino. Parece que a versão original do Iluminado tem aproximadamente 145 minutos (quase meia hora a mais, portanto, que a versão lançada na Europa, de 119 minutos). Não assisti a versão sem cortes. Obrigado pelo comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Estranho isso.
    Eu tive medo de vários filmes de terror, mas o iluminado é um filme que não me deu nenhum arrepio.
    Mas ainda assim, achei um bom filme

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, o filme não mostra nenhuma cena chocante de terror. O que me assustou mais é justamente o que ele não mostra e o que ele induz. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Eu talvez tenha tomado o caminho inverso, primeiro vi o remake que fizeram na decada de 90 (filme duplo em VHS :)) achei apavorante, depoisli o livro, bom demais, e quando vi o filme original fiquei decepcionado pois o livro tem muito mais detalhes e o filme remake da década de 90 é mais completo, gostaria de assistir a versão do filme original sem cortes, para mudar de idéia, Jack Nicholson é espetacular como ator, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com o filme depois de ter lido o livro e visto o remake.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo! Esse remake que você menciona eu não assisti. Vou procurar saber sobre ele. A respeito do livro, soube que logo após o lançamento houve desavença entre Kubrick e o Stephen King, pois este não ficou nada satisfeito com a adaptação cinematográfica da sua obra. Neste caso específico, fico com o filme. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. voces ja leram o livro ? esse é um dos filmes que mais se sai ( em detalhes , como o da mulher da banheira ) do livro ...

    por exemplo , no livro , o pai não vê mulher alguma , mais ele sente a presença dela no banheiro , no filme , ele chega a beijála ... coisa mais sem sentido....

    outra parte , quando o negro está falando com a criança , no filme os retrata na cozinha , e o menino comendo um sorvete ... no livro , eles estão sentados dentro do carro do negro ( esqueçi seu nome ) , e ele não está comendo sorvete , mais sim com vontade de chupar seu própio dedo

    ResponderExcluir
  11. Estranho isso.
    Eu tive medo de vários filmes de terror, mas o iluminado é um filme que não me deu nenhum arrepio.
    Mas ainda assim, achei um bom filme [2]

    E eu não tenho medo só de cara feia, eu tenho medo de tudo. Eu sou uma das pessoas mais medrosas que eu conheço, de ficar desesperada mesmo. Mas não fiquei com medo desse filme. O filme é carregado e talz, mas medo mesmo eu não senti nenhum. E não consegui ver nada demais na cena das garotinhas no corredor.

    ResponderExcluir
  12. O remake do VHS duplo é muuuuito bom. Na minha opnião é muito melhor que o filme e é bem fiel ao livro. Muito mais apavorante!! Eu achei pra baixar uma vez por torrent, deve ter por aí... vale a pena...

    ResponderExcluir
  13. A primeira vez que assisti o iluminado foi em 2000 e vi o remake de 1997, amei, foi a melhor coisa que vi em toda a minha vida. Em 2005 resolvi assistir o dos anos 80 e nao vi graça alguma.Essa versão de 1997 até já virou série de um canal fechado. Vale a pena ver os dois, mas acredito que a pessoa sempre vai gostar mais do que ela viu por primeiro. bjão!

    ResponderExcluir
  14. o livro é mais 'assustador' que o filme. sinceramente, quase dormi assistindo O Iluminado. vi depois de ler o livro e me decepcionei bastante.
    no livro o overlook termina em chamas, e no filme ele simplesmente morre congelado :S ridiculo

    ResponderExcluir
  15. Prezados anônimos, obrigado pelos comentários. Fiquei tentado a pegar o livro de novo para dar uma olhada. Abraço.

    Antônio, obrigado pela dica do remake. Está anotada. Abraço.

    Alene, como eu vi esse filme novo demais, posso ter me impressionado excessivamente. Mas ainda hoje sinto calafrios com aquelas meninas no corredor. Beijo.

    Samanta, valeu pela dica. Tentarei baixar o remake aqui em Timor, mas acho que não vou conseguir. Talvez fique para o ano que vem. Obrigado. Beijão!

    ResponderExcluir
  16. de fato, o filme não se aproxima muito do livro, mas ambos são muito bons.

    ResponderExcluir