terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os bichos daqui de casa

Do lado de fora da minha casa dorme um gato, esparramado no tapete da entrada.
Sobre o batente da porta vivem quatro lagartixas. Sempre à espreita, revezam-se para tentar descobrir o que fazemos aqui dentro.
No jardim em frente mora um rato. Sai da toca em plena luz do dia e transita impune diante dos outros dois gatos, aparentemente mais interessados em arrumar confusão em cima dos telhados.
Há também uma jaula onde vivem dois macacos despudorados. O Chico e a Chica. Passo lá todo dia de manhã e cutuco o Chico para ver se ele cria caso. Ambos me ignoram. Partem logo para o esfrega porque não resistem a uma platéia.
À noite, quando todos os gatos são pardos, até mesmo os amarelos daqui de casa, um sapo solitário faz de tudo para chamar a atenção. Berra junto à piscina. Sempre atento aos gatos, que além do sapo e do rato, querem pegar uns passarinhos que moram dentro do buraco do ar condicionado.
Haja bicho num lugar só! Vai ser estranho viver sem eles.

9 comentários:

  1. Adorei a casa nova. Linda.Quanto aos bichos, eles não são novidade para você, acostumado que foi desde pequeno com cães,gatos,ratos,galinhas, vacas, cavalos (lembra da égua que não "obedeceu ao seu comando"?), tatus,gambás,só faltou uma onça.Bjos e saudade.

    ResponderExcluir
  2. É pena não ter uns cachorros aqui no compound. Eles fazem muita falta. Beijos e saudades também.

    ResponderExcluir
  3. E Cirilo o problema do Timor é que rato bate em gato e gato bete em carrocho..... já estamos em casa... abraços...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Cirilo! As fotos estão lindas, esta última da bicicleta esperando na varandinha é lírica! Seu blog está maravilhoso! A bicharada é o máximo (tem lagartixa!!!)
    Abração,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  5. na verdade é gato bate em cachorro.....

    ResponderExcluir
  6. É Rogério, aqui a ordem de dominação é mesmo inversa. E os cachorros perseguem os pedestres (sabemos porque, não é mesmo?). Um abração pra você e pra Rita.

    Ei Beatriz! Haha...essa nossa casinha é bacana, né? Pena que é tão pequena. Muito obrigado pelos seus elogios. Vindos de você eu sempre acredito. E os bichos daqui são demais. Os macacos então...Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Pensei que gato "bete em carrocho" estivesse escrito em tetum...

    ResponderExcluir
  8. Gostei do estilo contista. Mais poético, menos técnico.
    Um abração
    TF

    ResponderExcluir
  9. Que cantinho gostoso... Mas ainda bem que não tem barata. rs. Lembrei do "Joano D'Arc" também, vc se lembra? O escorpião que apareceu nos Ausentes e foi devidamente cremado. Bjos

    ResponderExcluir