quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pérola do rock`n roll

No dia 7 de junho de 1969, Eric Clapton e alguns amigos lotaram o Hyde Park de Londres num dos shows mais interessantes da história do rock. Primeira apresentação pública da banda Blind Faith (uma reunião de grandes músicos ingleses da época, com participação do lendário baterista do Cream, Ginger Baker), feita num pequeno palco rodeado por mais de cem mil pessoas.
Em regra, os projetos encabeçados pelo Clapton, midas da música britânica, foram bem sucedidos e no caso desta banda a história não foi diferente. Apesar da existência do Blind Faith ter sido curtíssima (1968-69), o grupo obteve destaque e acumulou elogios. Tanto é que no ano de 2009 Eric Clapton e o antigo vocalista da Blind Faith, Steve Winwood, voltaram a tocar juntos e saíram em turnê (conferir o DVD duplo Live from Madison Square Garden).
O show do Hyde Park marca pela qualidade instrumental e dos vocais de Winwood (também lançado em DVD, no ano de 2006). A música Under my thumb (que mostro no vídeo abaixo) é uma versão completamente diferente da original dos Rolling Stones (cuja letra escandalizou muitas feministas inglesas). Na minha opinião, muito melhor, especialmente pelo solo de guitarra, indescritível. Uma preciosidade do rock, gravada há 41 anos atrás.

10 comentários:

  1. eu vi esse dvd num muquifo la no Buritis...

    ResponderExcluir
  2. Adoro os comentários do Marcos...É o primeiro advogado que fala pouco e dá o recado sucintamente (tive que consultar o dicionário para ter certeza da grafia).

    ResponderExcluir
  3. Quarenta anos depois.Mostra como são poderosos
    "As histórias quanto mais se distanciam do presente, melhor correspoderão à sua qualidade essencial" Thomas Mann

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse projeto do Clapton. Já estou baixando o album da banda.
    Aliás, essa semana lembrei de vc pois viajei escutando um puro rock. No repertório estava o album "E Plubirus Funk" que, na sua opinião, é o melhor do Grand. Até então eu discordava e preferia o "On Time". Só q depois dessa viajem e de uma avaliação mais minuciosa, renho de concordar com vc. A técnica apresentada nas músicas (bateria principalmente) são de "matar a pau".
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tio Fredinho, que bom ver um comentário seu aqui no blog! Na literatura e na música, tá complicado viver do presente. A saída é voltar pelo menos duas décadas. E salve Thomas Mann! Um forte abraço.

    DJ, agora você tocou no ponto exato, meu velho! Grand Funk é o rock`n roll em estado bruto. Excelente lembrança. Isso vai virar post. Abração pra você e pra Tininha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o vídeo, Ci.Ficou bem melhor do que os Rolling Stones. Vou baixar. kkkkk... E por falar em Grand Funk, o estilo deles me faz lembrar Led Zepelin. Bom demais. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Bila, baixe depois o cd do Derek and the Dominos, também com o Eric Clapton. Maravilhoso! Bjo.

    ResponderExcluir
  8. Aeh Roda! Manda pra ele um vídeo de vcs tocando Hoochie coochie man. Ele vai gostar cara! Abraço.

    ResponderExcluir