terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lei do menor esforço


Outro dia aconteceu um episódio engraçado de plágio, envolvendo texto de minha autoria. Eu estava aqui em Dili procurando na internet solução para uma dúvida jurídica e encontrei um texto sobre a Defensoria Pública, dividido em vários capítulos, cuja autoria era atribuída a uma distinta colega baiana.
Corri os olhos sobre a primeira parte da monografia, que citava meu nome repetidas vezes, sempre precedido dos mais lisonjeiros adjetivos (minha mãe ia adorar!). O que li estava bem organizado, coerente e cheio de informações interessantes.
Decidi retribuir o que me pareceu uma simpatia e enviei à colega um email elogioso sobre seu trabalho, exaltando a qualidade da pesquisa, etc e tal. Dias depois, recebi uma resposta seca, quase monossilábica, fulminando qualquer expectativa de contato amistoso. Fiquei intrigado com aquilo.
Em seguida, resolvi ler o resto da monografia da tal jurista de Salvador. Imensa foi a minha surpresa ao descobrir que a moça copiou e colou trechos de vários artigos divulgados na internet, incluindo textos meus, e montou uma miscelânea, chamando de seu aquele Frankenstein (simples control C, control V, sem mudanças). Ainda por cima fez umas citações do meu nome, provavelmente para amenizar o sentimento de culpa. Ou não...
Haja óleo de peroba!
Doutora, você esqueceu a regra de ouro dos trapaceiros. Se a pessoa não tem capacidade de criar algo novo e decide furtar a idéia de alguém, deve fazer bem feito. Deve COPIAR DIREITO. Ser sacana de maneira menos escancarada. Senão pega mal demais.
O detalhe engraçado da história é o seguinte: só depois de descobrir o plágio desavergonhado eu entendi a razão da secura da baiana. A carapuça serviu e a saída foi escapar pela tangente. Mal sabia a moça que, naquele dia, eu queria apenas agradecer. Nada mais.

5 comentários:

  1. A internet é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que permite o plágio, facilita também a sua descoberta. Tenho pena desses pobres coitados incapazes de criar mas que nunca passarão de exímios copistas.
    Como mãe "coruja" penso também:meu filho escreve tão bem que está sendo plagiado.Rs.Preciso contar urgente para a Aulísia pois foi ela que iniciou vc no mundo da redação.Não podendo esquecer da Ademarci, Lisa e Edna.Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ah neeeeem, Cirilo! Essa foi demais! Mas o mundo dá voltas e, mais cedo ou mais tarde, o malfeito vem à tona (como veio!). E a ilustração não poderia ter sido melhor.
    Bjos! Ana

    www.anitabemcriada.com

    ResponderExcluir
  3. Mãe, seu elogio é suspeito demais! Não vale...haha. Beijos.

    Oi Ana! É muita burrice para uma pessoa só, não é mesmo? Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. hahaha Cirilo, quando iria imaginar a Srta Doutora que o seu "inspirador" mesmo em Timor Leste iria descobrí-la? hahaha essa sim deve pensar muito bem antes de fazer uma coisa feia dessas novamente.

    ResponderExcluir
  5. Hehe...essa história parece brincadeira. E eu fui cumprimentar a menina com a melhor das intenções! Obrigado pelo comentário e um beijo.

    ResponderExcluir