segunda-feira, 7 de março de 2011

Cidadão bom é cidadão com medo

A palavra que gela o sangue do administrador público em Singapura é DESORDEM. Na ilha paradisíaca da prosperidade só há lugar para gente disposta a cumprir o seu dever de bom cidadão. Em fevereiro, assim que saímos do aeroporto e descemos para o metrô, ficamos surpresos com alguns avisos.
O primeiro deles dizia ser proibido pisar além da linha amarela antes do trem chegar e parar. Multa para o distraído: 500 dólares. E se alguem estiver num dia louco e resolver dar um pulinho no trilho? Multa de 5000 dólares.
Dentro do trem, outro alerta: o engraçadinho que acionar a trava de segurança sem motivo e cair nas mãos da polícia será convidado a desembolsar a quantia simbólica de 5000 doletas. Calma que coisa não pára por aí.
Chegamos noutra estação e nos deparamos com um simpático aviso: SUSPEITE. REPORTE. ESTEJA SEMPRE ALERTA. NINGUÉM SE MACHUCA. Se a moda pegasse no Brasil ia ser um desastre. Todo mundo tem cara de suspeito.
Pra fechar a lista: traçar um big mac dentro da estação, 500 dólares. Se fumar um cigarro lá paga 1000 dólares e por último, aparecer com um isqueiro cheio de gás (nossa!!), 5000 dólares. Tá preta a coisa em Singapura.
Quem vive na ilha já se acostumou com a pena de morte, as bambuzadas, a imprensa controlada pelo Estado e com a busca neurótica pela organização (vale lembrar que a pessoa que jogar lixo na rua paga 500 dólares e se o infrator for menor de idade o adulto responsável é detido para frequentar um curso educativo - e pagar a multa).
É um estilo de vida bem diferente do brasileiro. Melhor ou pior, não sei. A verdade é que qualquer sul americano que chega naquele país se espanta com a democracia singapuriana.


A hora da vingança contra o passageiro indesejado. Basta denunciá-lo e ver o que acontece.



"Baixa criminalidade não significa ausência de crime."

2 comentários:

  1. É revoltante quando nós vemos a quantidade de lixo jogada nas ruas, o lixo boiando nas enchentes,mas o outro extremo que vc mostrou é pior.Ainda acredito que a educação é a melhor solução.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu gosto de Bangcoc. Cidade grande com menos neurose. Um beijo!

    ResponderExcluir