terça-feira, 14 de setembro de 2010

A força de Dili

Dili, capital de Timor Leste, foi arrasada em 1999. Os militares indonésios e as milícias locais pró Indonésia fizeram por aqui tudo o que manda a cartilha da vilania: mataram, queimaram, violentaram. A derrota no plebiscito organizado pela ONU (através do qual a esmagadora maioria da população local manifestou-se pela autonomia de Timor Leste em relação à Indonésia) levou à desforra.

Os habitantes que não eram simpatizantes dos invasores foram forçados a correr para as montanhas, abandonando suas casas e seus bens. Muitos, quando voltaram, acharam ruínas (outros, se permaneceram fugidos por mais tempo, voltaram e encontraram algum gatuno ocupando a casa, sem intenção de devolver o imóvel). É possível, ainda hoje, ver os rastros da destruição.

Mas, felizmente, quem vive aqui pode constatar que Dili se recupera diariamente do golpe sofrido. Bastam semanas para ver uma construção nova ou a reforma de um prédio antigo arrasado. A cidade, com óbvias limitações decorrentes da ainda precária situação financeira do país, se transformou num ambiente cosmopolita extremamente aprazível. E o melhor ainda está por vir porque o Timor cresce a olhos vistos.

Em homenagem à cidade querida que hoje moro com minha esposa, decidi postar umas fotos bacanas enviadas pela Tinina, dona de um faro inigualável para descobrir jóias na internet.





2 comentários:

  1. A foto do porto me surpreendeu, pois não sabia que a construção possuia essa linda cobertura de(?)... característica da região... que me faz lembrar os meus antiquíssimos livros infantis....onde podia ler lindas histórias de faz de conta...rsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa em saber a história deste navio-hotel.Se tiver tempo, descubra e conte pra nós.

    ResponderExcluir