terça-feira, 7 de setembro de 2010

Phuket - Parte 2

Ontem à noite eu e a Alice fomos a um ginásio de boxe tailandês assistir às lutas que diariamente acontecem aqui em Phuket. O lugar, meio sujo e mal iluminado, dá a impressão de que estamos numa rinha de galos. E os tailandeses presentes no local reforçam essa sensação. Muay Thai não é coisa de turista deslumbrado com o exótico. É paixão nacional e o pessoal aposta, grita e torce pelos lutadores. O clima de euforia fica completo com a música de fundo, tocada num ritmo constante a cada início de round.

A idade dos primeiros competidores: 9 anos. A carreira profissional de um lutador de boxe tailandês começa aos 6 ANOS e na faixa dos 24 ele já está se aposentando. Não é pra menos: a brutalidade é imensa. O mais estranho é assistir de perto duas crianças franzinas trocando socos e pontapés na frente de uma platéia aos berros (os parentes dos meninos praticamente vão à loucura).

Quando chega a vez dos mais velhos (na casa dos 20 anos), parece que estamos de fato assistindo um filme do Van Damme ou do Bruce Lee. A experiência valeu para entender um pouco da cultura local, bem diferente da nossa.





Na praia, podemos ver figuras de todo tipo. Duas mulheres usando burca num calor de rachar...


E japoneses tirando foto com pose de bunda e pulinho na areia!


2 comentários:

  1. E aqui no Brasil não pode nem dar palmada em criança...

    ResponderExcluir
  2. Bem, o futebol aqui no Brasil não está muito diferente destas lutas. Trata-se realmente de uma cultura muito diferente. Aproveitem !
    Maria Alice e José Domingos.

    ResponderExcluir