segunda-feira, 20 de setembro de 2010

São Paulo 9 mm

Aqui na Ásia o canal FOXCRIME transmite um programa da FOXBRASIL chamado São Paulo 9 mm. O slogan da série é: "Acompanhe o cotidiano de policiais na cidade mais perigosa do mundo." Fiz uma pesquisa e descobri que a produção é "100% brasileira" para o canal FOXBRASIL. Então fiquei pensando: como programas desse tipo contribuem para a imagem do Brasil?

Respondo com um caso breve.

Há duas semanas eu e a Alice estávamos em Bali e, na fila do aeroporto, fomos abordados por duas alemãs de vinte e poucos anos, interessadíssimas em rachar a grana do táxi. No caminho, papo vai, papo vem, sugeri que conhecessem as belíssimas praias brasileiras. Uma delas respondeu, com uma cara assustada: "Não tenho coragem de ir ao Brasil sem alguém de lá pra me acompanhar, porque o seu país é perigoso demais!".

A maioria dos europeus, australianos, canadenses e japoneses tem a impressão de que, botando os pés no Brasil, serão imediatamente levados para um barraco no morro, assaltados e torturados. Dependendo do lugar, até acredito que isso aconteça. Mas o ponto é que produções do naipe de São Paulo 9 mm continuam vendendo para o mundo o que temos de podre: violência e sacanagem (nem estou entrando no mérito da qualidade do programa, uma cópia tupiniquim do batidíssimo Law and Order americano). Nem a Colômbia tem o filme tão queimado quanto o nosso.

São Paulo é uma cidade extremamente violenta. Disso não tenho dúvida. Mas já bati perna demais por lá pra saber que não se toma bala em qualquer esquina. Então qual o prazer dos brasileiros em provar por A mais B aos estrangeiros que no Brasil só tem marginal? Sinceramente, essa estória de que o bacana é mostrar traficante dando tiro na rua de uma favela já cansou. Depois não dianta ficar boicotando filme de chacina de gringos no Rio. Isso é demagogia.



2 comentários:

  1. Mas o que vc queria? Quem era o governador de São Paulo?
    Por que vc não envia essa narrativa pra Folha de SP?

    ResponderExcluir
  2. Mãe, será que o vampiro brasileiro, candidato a presidente, anda assistindo São Paulo 9 mm?? Rs...

    ResponderExcluir