domingo, 3 de outubro de 2010

Marina presidente?

Caramba! Hoje, dia 3 de outubro de 2010, a candidata Marina Silva foi eleita no primeiro turno para o cargo de Presidente da República! Pelo menos em Timor Leste foi assim que aconteceu...

 A embaixada recebeu 76 brasileiros residentes em Timor, que votaram assim: 40 escolheram a Marina, 26 a Dilma, 9 votaram no Serra e apenas 1 no Plínio. Eu não pude votar, mas se o tivesse feito, também votaria nela. Aliás não seria a primeira vez que o PV receberia meu apoio. Em 98 votei no Sirkis.

O fuso horário de Timor Leste tem diferença de 12 horas em relação a Brasília. São 12 horas antecipadas. Isso significa que a Marina já estava "eleita" antes da maioria dos brasileiros acordarem. Resultados anteriores a este só na Nova Zelândia e na Austrália. Coisa curiosa.

Conversando com o amigo Vinicius agora à noite (manhã de domingo no Brasil), falei que provavelmente o voto dos 40 seria de protesto, como provavelmente seria o meu. Mas ele me explicou: a Marina tem forte apoio dos evangélicos. E aqui eles são muitos. Vamos vivendo e aprendendo.



5 comentários:

  1. Ei Cirilo!!!
    Tava lendo seu post sobre a arrebatadora vitória da Marina no Timor... votei nela tb, meio voto de protesto. Só não sei se concordo com seu amigo, sobre o apoio dos evangélicos.
    O fato dela ser evangélica não garantiu o apoio das grandes igrejas (universal, renascer e etc), pois as propostas dela não atendiam aos interesses das igrejas.
    Grande beijo!!!
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Ei Lica (ops, Alice Massote...), tudo bem?
    Que bom receber comentário seu. Vou repassar sua informação para o Vinícius. Talvez o resultado seja realmente reflexo da insatisfação geral com as duas principais opções de voto.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Cirilo, talvez você já saiba a essa altura que, aqui no DF, a Marina ganhou com 41,96%. O segundo lugar foi da Dilma, com 31 e alguma coisa por cento. Marina ficou em segundo lugar, antes do Serra, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Amazonas, Amapá e Acre. Empatou com Serra no Ceará. Dili e Brasília unidos no voto presidencial, certo? Você já respondeu o porquê da Marina ganhar aí em Dili. Eu estou aqui me perguntando quais as razões que levaram a Marina a ganhar aqui no Distrito Federal...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Beatriz. Parece que trinta e um por cento dos eleitores do DF votaram no fantoche do Roriz. Não dá pra afirmar então que o pessoal tem grande capacidade de discernimento ou está cansado das velhas falcatruas. Talvez seja mesmo a absoluta falta de empatia com os dois principais candidatos. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Entrando de gaiato na discussão... eu tenho também minha teoria de que a questão religiosa teve influência no DF sim. No Plano Piloto talvez não se perceba muito a presença de evangélicos, mas nas cidades satélites o que mais tem é igreja e lote invadido (deve ter a primeira no segundo com certeza) e a maioria da população e, consequentemente, do eleitorado vive nas cidades satélites. 2+2=4. Para não cavar totalmente meu lugar no inferno vou dizer que muita gente aqui não vota na Dilma nem no Serra por antipatia mesmo.

    ResponderExcluir