terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desciclopédia sobre Belo Horizonte

O site Desciclopédia é uma paródia do Wikipédia e reúne artigos que sacaneiam tudo e todos, muitas vezes de forma inteligente. O texto sobre BH foi eleito como um dos melhores do site e aqui vai um trecho dele sobre a minha querida Belzonti...Ai que saudade de psiá no chopi e psiá na savassi...rsrsrs. Vale a pena sublinhar: esta gozação não é de minha autoria.


Belo Horizonte (Belzonti em minerês), cuja sigla é BH (não confundir com aquele fim-de-mundo chamado de Bahia), é a maior cidade de Minas Gerais, o que não quer dizer muita coisa. Também foi a primeira cidade brasileira a ser conhecida por uma sigla (BH) e a ganhar um apelidinho idiota, Belô, donde derivaram Sampa, Floripa e Jequitinhonha, entre outras imbecilidades.
Se a Austrália é a maior ilha do mundo, Beagá é a maior roça descoberta do planeta. Ainda que esteja repleta de tecnologia e avanços, como o último lançamento da carroça voadora, puxada por um jumento mecânico alimentado a fusão nuclear, os habitantes tendem a conservar estados de espírito quase amish. As diversões dessa população se restringem a "psiá na Savassi", "psiá no chópi" (falando bem pausadamente), "vê jog'no Minerão no domingo, sô" (também pausadamente pronunciado) ou "tomá uma" em algum dos inúmeros butecos de cada esquina.
A distância da praia torna os habitantes da cidade profundamente infelizes, deprimidos e paranóicos, em especial pelo fato de a temperatura média da cidade ficar em torno dos 38º durante o ano todo. Somente em dezembro os beaguenses viajam para o litoral (não para a praia) no Espírito Santo, onde ficam satisfeitos em chamar aquilo de mar e aquilo de areia, visto que, em Beagá, areia é só de construção e água salgada é só pra macarrão no domingo.
Não é conhecido o motivo pelo qual preferem ir ao Espírito Santo, uma vez que o Rio de Janeiro fica mais perto da cidade. Segundo algumas edições da Wikipedia, isso é parte de um histórico plano mirabolante para anexar todo o ES e o sul da Bahia e formar uma república independente.
Como Belo Horizonte é o centro comunista secreto do Sudeste há suspeitas de que seja parte da revolução antibrasileira, aliada com o Uruguai, a Argentina e Eixo do Mal.
Os belorizontinos (ou supramineiros, como preferem ser chamados) adoram listar as grandes vantagens de BH em relação a todas as outras cidades do mundo. Isso inclui uma extensa lista de grandiosos pontos turísticos incomparáveis que nunca são visitados, nem mesmo pelos moradores locais. Os mais famosos são:


Lagoa Putrefacta da Pampulha


Rud'Minduim (rua do Amendoim)


Pirulito da Psá Sete


Complexo de Diversões Guaicurus (CDG)


Shopping Oi


Bolão's Rango Place


Túni da Laguinha (em português, "Túnel da Lagoinha")


Cemitério do Bonfim


New Sagitariu's Night Club


Prasda Liberdade (destruída em 2006 por uma chuva de meteoros; vide o item "Grande Cataclisma" abaixo)


Bairro Buritis


Çaváci


Mineirão

9 comentários:

  1. Muito bacana esse texto, mas as piadas tem ares de verdade!! já que bh é uma cidade grande com ares de cidade pequena, isso é um motivo de orgulho para todos os belo horizontinos, pois bh foi considerada pela ONU a cidade grande com a melhor qualidade de vida da américa latina, e a mais arborizada também !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    sou um apaixonado por Belo Horizonte. Todo dia sinto saudades dela. As ironias da desciclopédia, apesar de revelarem mesmo algumas verdades, não desabonam a terrinha.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Texo ridículo, de alguem que acha que escreve.
    Vc provavelmente não conhece a cidade que desceveu.

    ResponderExcluir
  4. Oi anônimo! Como eu já disse, o texto é uma IRONIA. Dá pra ver aqui no blog que eu adoro BH. Não acho ele ridículo não, acho bem engraçado. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cirilo, obrigada por aceitar o comentário. Isso mostra que você está aberto para as diferentes opiniões. Sou Carioca, mas mineira de coração. Se pudesse me mudaria para Bh. Os mineiros são carismáticos, tem um sotaque lindo e o que mais me admira nos belo horizontinos é o orgulho que têm do seu estado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, anônima. Vc é sempre bem vinda aqui no blog. Direito ao dissenso todo mundo tem. Obrigado pelo elogio aos mineiros. No meu caso, tenho orgulho e muita saudade das Minas Gerais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pior que Belzonte somente seus habitantes.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha…verdade. E pior que eles só os haters desocupados que vagam pela internet.

      Excluir