quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rony Cócegas e Raul Seixas


O humorista Ronilson Nogueira Moreira, peça raríssima conhecida pelo grande público como Rony Cócegas, tinha histórias de sobra para contar. Nascido na capital baiana em 1940, interpretou o inesquecível Galeão Cumbica da Escolinha do Professor Raimundo na década de 90. Antes disso trabalhou com cinema (gravou o insuspeito “Pura como um anjo, será... virgem?” em 76, dentre outros), teatro e música (postei aqui um vídeo sobre o compacto “A Gargalhada”, raridade de sessenta e poucos).
Na área musical paira um certo mistério sobre Rony Cócegas. Tem gente na internet que jura de pés juntos que ele teria sido baterista do Raul Seixas e participado da gravação de sucessos do Maluco Beleza. Não é bem assim. Essa é mais uma história para boi dormir que espalharam aos quatro ventos.
Rony foi mesmo baterista em Salvador. Aparentemente tocou algumas vezes na mesma banda do Raul, numa época que ele nem sonhava em fazer sucesso. O humorista declarou em entrevista: "Tocávamos (ele e Raul Seixas) em Feira de Santava e em Itabuna. Não tinhámos nem nome e não faziámos sucesso nenhum.”
Então, é complicado sustentar que Rony Cócegas foi de fato baterista “do Raul Seixas”. Tudo indica que eles foram sim parceiros de banda, num período remoto de anonimato que antecedeu a estréia dos Panteras em 63.
Finalmente, o apelido “Cócegas” deve-se ao fato de que ele aproveitava os shows de música para entreter a platéia com suas piadas. Figura tão hilária devia causar mesmo o maior furor.

12 comentários:

  1. Esta veio do fundo do baú mesmo... Nunca soube que ele era baterista. A imagem que tenho dele é essa do aviãozinho.

    ResponderExcluir
  2. Cirilo, que lembrança deliciosa você teve. Mandei por e-mail para o Beto e o João que nunca tinham ouvido falar do Rony Cócegas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Rony Cócegas era O CARA! Um beijo gente.

    ResponderExcluir
  4. Raul Seixas era uma merda.. mas o Rony era mto loko!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todo homem tem direito de pensar o que quiser, de dizer o que quiser". Até dizer que o Raul é um merda.
      Quem é você?

      Excluir
    2. Merda é você, seu bosta!!
      Respeita o rei do rock nacional.

      Excluir
  5. VC partiu muito cedo...
    Sentimos muito a sua falta.
    Gostaria que os meus filhos tivessem a oportunidade de conhecer o seu coração de criança.
    VC estará sempre no meu coração.
    Um dia nos veremos novamente.
    Beijos da pipoca

    ResponderExcluir
  6. Você se lembra de um seriado antigo, talvez na extinta Tv Tupi, chamado "Os Panquecas"? Era uma versão brasileira dos Três Patetas, e um dos integrantes era o impagável Rony Cócegas.

    ResponderExcluir
  7. Azarão, é uma pena que não pude acompanhar Os Panquecas da TV Tupi. Nasci em 80 e parece que o show acabou em 78. Mas já assisti a vídeos do programa na internet. Estilão tosco do Chaves, muito engraçado. Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Rony Cócegas era sensacional. E agora sabendo que ele tocou com Raulzito nos áureos tempos lá na Bahia, ele subiu ainda mais no meu conceito, em que pese ele não precisar disso, pois que foi um grande artista brasileiro assim como o próprio Raul.

    ResponderExcluir
  9. Raul era o cara roni era uma eterna crianca

    ResponderExcluir
  10. Sempre escutei que ele baterista do Raul, valeu por explicar.

    ResponderExcluir