segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Doido sim. Tapado não!

Maubisse tem uma exuberante paisagem montanhosa. O clima fresco deve-se à elevada altitude, que proporciona também visibilidade ampla da ilha de Timor. Lugar agradabilíssimo, perfeito para aproveitar um final de semana a dois, debaixo das cobertas.
Em maio de 2010, três parentes moradores de Maubisse, aqui chamados de Mévio, Tício e Caio (em homenagem aos queridos professores de Penal), estavam batendo papo tranquilamente no quintal da casa de um deles. Sem aviso prévio, Mévio pegou uma catana (facão) que estava sobre um banco próximo e desferiu um golpe com força máxima na cabeça de Tício, seu sogro. O homem caiu duro no chão, sem vida, com o crânio fissurado. Caio, o cunhado do Mévio, que assistia à cena estupefato, pensou em correr. Porém antes disso foi atingido no braço, que caiu no chão (o braço). Mévio, por fim, não conseguiu liquidar Caio. Logo depois, enterrou o corpo do sogro Tício e foi à polícia contar o que tinha feito.
Interrogado pelo juiz, Mévio disse que não tinha qualquer divergência com Tício e Caio. Atacou-os porque estavam “a dar saltos na sua frente”. Desconfiaram da idoneidade psicológica do acusado e ele foi submetido a exame de sanidade mental.
O resultado não podia ter sido mais interessante.
O médico responsável, após confirmar que o Mévio sabia somar três mais cinco, o nome do presidente da república e que não delirava, afirmou, categórico: o estado mental do réu é normal.
Eu cá pensei: será que o doutor não conhece o Chico Picadinho? Célebre psicopata brasileiro que retalhou umas mulheres e dava palpites abalizados sobre a obra de Dostoiévsky. Hoje, detento mais antigo do Brasil, pinta e vende quadros. Fala com invejável desenvoltura (para informação completa sobre isso, recomendo o livro Serial Killers made in Brasil da Illana Casoy). E o Francisco de Assis Pereira, astuto maníaco do parque?
Faltou ao médico psiquiatra a percepção de que doido varrido não é, necessariamente, oligofrênico (idiota, imbecil ou débil mental). Eles costumam ser espertíssimos, isso sim. Mas nem sei se vale a pena brigar pela internação do Mévio. É bem provável que se ele for declarado inimputável, vai receber ordem de entrada no manicômio judicial, com possibilidade de saída no dia 31 de fevereiro de um ano qualquer.

2 comentários:

  1. Loucura, loucura, loucura... E pensar que morri de medo de vc não gostar do livro Serial Killer. Isso que é sangue, morte e violência. Deus me livre. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro, quando trata do Vampiro de Niterói, fica pesado demais. Mas é uma leitura altamente recomendada. Beijo pra vc, pra Luiza e pro Rogério.

    ResponderExcluir